Dicas Importantes – parte 2


Dicas para deixar seu carro mais tunado

Aplique insul-film; Monte seu hallmerter; Deixe os pneus sempre brilhando; Tire o emblema e a marca da concessionária; Faça uma coluna preta entre os vidros da porta.

Economise seu dinheiro protegendo os pneus do seu carro do desgaste irregular

Alinhamento, rodízio, balanceamento e calibragem, são serviços que devem fazer parte da manutenção periodica do veiculo para garantir a durabilidade dos pneus e segurança do seu carro. A falta de alinhamento de direção é a grande causa de desgaste irregular na banda de rodagem. O recomendado e fazer alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilometros, já o rodízio a cada 5 mil quilometros. O desgaste da parte inferior interna é a mais dificil de ser identificada pelo dono do carro, porém em uma oficina quando se levanta o carro pode-se verificar facilmente o estado dos pneus, as vezes eles já estão no arame e o motorista não percebe. A calibragem deve ser correta, pois se estiver abaixo do normal o desgaste será nas bordas do pneu, e se estiver acima, o desgaste será no centro. A forma de conduzir o carro também interfere no desgaste do pneu, com arrancadas e frenagens bruscas, não deixe para freiar em cima da hora, se o farol esta fechado vá diminuindo a velocidade suavimente, isso pode ajudar a economizar muito os pneus do seu carro.

Profundidade dos sulcos dos pneus

Desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade mínima de 1,6mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a aderência quando em contato com o chão molhado ou em condições de baixo atrito. Além disso, carros com pneus lisos estão sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus vêm com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, não se esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km – para tornar o desgaste mais uniforme- e não hesite em trocá-los quando estiverem gastos.

Como verificar a calibragem dos pneus

Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições, vai apontar uma medição alterada.


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